Dentro da avaliação da
CAPES, o Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da COPPE (mestrado e doutorado) obteve o
conceito 7. Este conceito é o maior possível e somente é concedido a programas considerados de excelência pela CAPES, isto é, programas que apresentem um diferencial de desempenho (produção intelectual e formação de recursos humanos comparáveis às de centros internacionais de excelência) e também forte liderança nacional. Com este conceito o PESC participa do recém-criado Programa de Excelência Acadêmica (PROEX) da CAPES, que tem como objetivo manter o padrão de qualidade dos programas de pós-graduação
stricto sensu avaliados pela CAPES com conceito 6 ou 7. No país, apenas dois dos programas de pós-graduação em Ciência da Computação têm conceito 7, dentre os 49 recomendados pela CAPES.
Os cursos são destinados à formação de mestres e doutores em Sistemas e Computação, e portanto orientados prioritariamente para a formação de pesquisadores e não à especialização ou ao aperfeiçoamento de pessoal.
O curso de Mestrado tem duração de dois anos e o de Doutorado, quatro anos, organizados em blocos trimestrais.
O processo de seleção para o PESC é feito no segundo semestre do ano para os cursos de Mestrado e de Doutorado - excepcionalmente se pode aceitar candidatos em outros períodos acadêmicos para o curso de Doutorado.
O candidato deve ter uma formação compatível com a Área de Sistemas e Computação, observando os pré-requisitos das diferentes linhas de pesquisa desenvolvidas no Programa. Exige-se que o candidato seja apto a ler textos técnicos em inglês e que domine pelo menos uma linguagem de programação atual.
As disciplinas regularmente oferecidas pelo PESC estão disponíveis no
Catálogo COPPE, e as disciplinas de Tópicos Especiais são muito comuns e estão disponíveis nas ofertas de disciplinas de cada período.