Os membros da área de pesquisa Engenharia de Software da COPPE/UFRJ investigam temas na vanguarda da Engenharia de Software como os listados abaixo.

Home-page mantida pela área: http://lens.cos.ufrj.br

Principais Temas de Pesquisa

Engenharia de Software para produtos inovadores e startups

As iniciativas relacionadas a esta nova área na linha de pesquisa de Engenharia de Software surgiram no contexto do DELFOS - Observatório da Engenharia do Software Contemporânea ( www.delfos.cos.ufrj.br ). Seu objetivo é alavancar pesquisa e desenvolvimento de novos produtos com características inovadoras num contexto de pré-startup. Os alunos interessados nesta área terão oportunidade de desenvolver um produto de seu interesse utilizando os mais modernos métodos e técnicas de engenharia para sistemas de software contemporâneos. Para isso as disciplinas do curso são organizadas de modo a incluírem aspectos teóricos do estado da arte e sua aplicação na prática seguindo os diversos estágios de construção de um produto de qualidade. Ao final do curso o aluno, além da dissertação de mestrado e consequente título de mestrado, poderá ter um produto desenvolvido em uma versão inicial.

Esta vertente da Linha de Engenharia de Software é especialmente adequada a candidatos que busquem se capacitar nos princípios do método científico e da engenharia de software visando atuar no mercado com empresas responsáveis pelo desenvolvimento de produtos inovadores e novas tecnologias, incluindo IoT, Indústria 4.0, dentre outras.

• Engenharia de Sistemas de Software Contemporâneos: IoT, Indústria 4.0, Sistemas Sensíveis ao Contexto
  • Verificação, Validação e Testes de Software
  • Arquitetura e Interoperabilidade de Software
  • Evolução de Software
  • Dívida Técnica
  • Engenharia de Software e Experimentação Contínua

Ambientes de Desenvolvimento de Software

A pesquisa na área de Ambientes de Desenvolvimento de Software (ADS) está sendo realizada desde 1989. Os trabalhos em andamento envolvem pesquisas e desenvolvimento em:

• Infra-estrutura para ADS e Ferramentas CASE
  • Ambientes de desenvolvimento de software orientados à organização
  • Ambientes de desenvolvimento de software corporativo
  • Ambientes de desenvolvimento de software e reutilização
  • Gerência de projetos de desenvolvimento de software
  • Gestão do conhecimento em Engenharia de Software e aprendizado organizacional
  • Infraestrutura Computacional e Ferramentas de Apoio a Experimentação em Engenharia de Software

Reutilização de Software

O trabalho nessa área teve início em 1994. Os trabalhos, em andamento, estão relacionados aos seguintes temas:

• Linha de processos
  • Micro-serviços em nuvem
  • Visualização e reutilização de software

Engenharia de Software Experimental

O trabalho nesta área teve início em 2000. Estão sendo realizados pesquisas e desenvolvimento nos seguintes temas, tendo como objeto de estudo a engenharia de software e suas tecnologias associadas:

• Estudos Primários: surveys, estudos de caso, pesquisa-ação, estudos baseados em simulação, quasi-experimentos e experimentos controlados (Primary Studies: surveys, case studies, action research, simulation based studies, quasi-experiments and controlled experiments)
  • Estudos Secundários: Revisões Sistemáticas, Rapid Reviews, Meta Análise e Síntese Estruturada de Evidências (Secondary Studies: Systematic Reviews, meta analysis and Structured Synthesis Methodology)

Realidade Virtual e Aumentada aplicada ao ensino de Engenharia de Software

Processos Intensivos em Conhecimento

Os trabalhos nesta área tiveram início nos anos 2000 com a Representação de Processos de Reutilização Processos de Configuração de Linhas de Produto de Software. Os interesses de pesquisa deste tema atualmente são:

• Processo de software: definição, medição e melhoria
  • Representação de Processos Intensivos em Conhecimento com as notações BPMN, CMMN e DMN
  • Mineração de Processos
  • Análise de tendências em Processos Intensivos em Conhecimento.