Nosso ex-estudante de mestrado Rogério Gomes de Lima Tostas (Professor da rede estadual de ensino em turmas de ensino médio, fundamental e em turmas especiais de Jovens e Adultos – EJA) recebeu (terceiro lugar), em 22 de novembro de 2018, o Prêmio Shell de Educação Científica na categoria de ensino médio com o projeto Física em ação: Associação de polias ou roldanas, realizado no CIEP 355 Roquete Pinto - Queimados- RJ. Foi agraciado com um valor em espécie e também ganhou uma viagem a Londres, onde terá a oportunidade de visitar escolas e museus e trazer novos estímulos e ideias para o exercício do magistério.

Rogério defendeu a sua dissertação de mestrado em março de 2012, cujo título é Busca de Agrupamentos de Dados Utilizando Geração de Colunas em Programação Inteira, (orientadores: Prof. Michael Souza da Universidade Federal do Ceará e Nelson Maculan do PESC). Para isso pôde contar com uma bolsa de estudos outorgada pela Light Serviços de Eletricidade S.A., LIGTH, Brasil. No momento finaliza sua tese de doutorado no Programa de Engenharia Civil na área de Estruturas e Materiais (orientadores Prof. Webe João Mansur com a assistência de Michael Souza e Nelson Maculan). Sua tese visa à solução numérica de sistemas de equações lineares algébricas de grande porte, que aparecem nos cálculos estruturais, utilizando técnicas de otimização combinatória.

Sobre o Prêmio Shell de Educação Científica

A Shell premiou em 22/11/2018 pela quinta vez professores de escolas públicas de ensino fundamental e médio em uma cerimônia concorrida no Museu do Amanhã, no Rio, seguida de um coquetel. O Prêmio Shell de Educação Científica, em reconhecimento aos docentes que se destacaram nas áreas de Matemática e Ciências ao longo do ano, foi concedido a 12 professores de diversos municípios do estado do Rio de Janeiro, com valores de R$ 1.500 a R$ 7.000, sendo que seis deles ganharam ainda uma viagem a Londres.

As escolas dos professores premiados, entre 517 inscritos, também receberão um kit multimídia com laptop, projetor e caixas de som. A escolha dos projetos vencedores coube a uma comissão formada por cinco notáveis em Educação, entre os quais o sociólogo e membro do Conselho Nacional de Educação, Cesar Callegari, para quem “o maior de todos os apagões é o apagão no magistério que enfrentamos no Brasil enquanto em outros países o exercício do magistério é disputado”.

Na foto abaixo temos Rogério Tostas e Nelson Maculan no dia da Premiação