O time formado pelos alunos Felipe Chen Wu (Matemática Aplicada), Gabriel de Março (Bacharelado em Ciência da Computação) e Letícia Freire (Bacharelado em Ciência da Computação) e pela Professora Márcia Cerioli (PESC) que foi coach, participou no sábado, 8 de outubro de 2022, junto com outros 4 times da UFRJ, da primeira fase da Maratona de Programação, realizada na Stone, centro do Rio, conseguindo o primeiro lugar na sede, resolvendo 11 dos 14 problemas da prova. 

A etapa regional é realizada por estados, com correção centralizada do qual participaram 556 times de 170 instituições brasileiras, sendo que neste ranking este time da UFRJ ficou em quinto lugar.

A Maratona de Programação é uma competição promovida pela Sociedade Brasileira de Computação desde 1996, que também seleciona os representantes brasileiros para o ACM-ICPC (Internacional Collegiate Programming Contest). Consiste de uma prova de 5 horas de duração em que o time deve resolver o máximo de problemas em menos tempo e com menor penalidade, utilizando um único computador e com consulta somente a material impresso. Os problemas tratam de temas variados de teoria da computação, matemática discreta e algoritmos; devem ter sua modelagem modelagem matemática e também a implementação de um programa que efetiva a resolução, incluindo também estruturas de dados sofisticadas para que a complexidade dos algoritmos seja admissível no tempo. 

Este ano, são 60 vagas na prova nacional, com representantes de quase todos os estados do Brasil. Ela será realizada em Campo Grande-MS, nos dias 18 e 19 de março de 2023 e o time da UFRJ terá apoio do PESC para sua participação.

Mais informações clicando aqui.

 

Abaixo fotos da Equipe participante.

 

 

 

Publicado em 16/03/2023

Topo