Projeto de Jogos Com Propósito do LUDES/PESC é contemplado no Edital Universal do CNPq
Coordenada pelo professor Geraldo Xexéo (PESC), a iniciativa desenvolverá metodologias e ferramentas com Inteligência Artificial para jogos educativos e de divulgação científica.
O projeto "Jogos Com Propósito: Educação e Divulgação Científica a partir de Jogos" foi aprovado na Chamada CNPq/MCTI Nº 44/2024 (Faixa A - Grupos Emergentes). A proposta, coordenada pelo professor Geraldo Bonorino Xexéo, garantiu uma verba de R$ 142 mil para o desenvolvimento de pesquisas nos próximos dois anos.
Inovação no Ensino e Treinamento
O projeto tem como objetivo central investigar e desenvolver metodologias, ferramentas e jogos que transformem processos de educação e treinamento. A iniciativa busca solucionar desafios atuais na aplicação de jogos na aprendizagem, como a integração entre design lúdico e objetivos pedagógicos e a necessidade de letramento dos educadores.
Para isso, a pesquisa será guiada por princípios de design participativo e metodologias ativas. Um dos grandes diferenciais da proposta é o desenvolvimento de ferramentas de apoio à criação de jogos que utilizam Inteligência Artificial, visando democratizar e agilizar o desenvolvimento de jogos educativos por professores e desenvolvedores.
Aplicações Práticas e Impacto Social
O projeto não se limita à teoria. Estão previstos o desenvolvimento e aprimoramento de jogos voltados para áreas vitais, incluindo:
Colaboração Interinstitucional
Sediado na UFRJ, o projeto conta com uma equipe interdisciplinar e parcerias estratégicas que garantem sua execução e validação em contextos reais. As instituições colaboradoras incluem:
Esta aprovação reforça o compromisso do PESC com a inovação tecnológica aplicada à educação e com a produção de conhecimento que gera impacto direto na sociedade, alinhando-se a propostas da UNESCO e aos Grandes Desafios da Computação no Brasil.
Publicado em 05/12/2025.