A revista Pesquisa FAPESP publicou uma matéria sobre um recente artigo científico de co-autoria de membros do PESC. A matéria aborda ainda o trabalho de outros pesquisadores brasileiros que atuam no mesmo problema, e contém uma entrevista com o professor Daniel Ratton Figueiredo, que foi ao ar na rádio USP no último dia 11.
Confira aqui a matéria e a entrevista.

O artigo em questão, intitulado "Name usage pattern in the synonym ambiguity problem in bibliographic data" de co-autoria de Janaína Gomide (aluna de doutorado do PESC), Hugo King (ex-aluno de Iniciação Científica de ECI), e Daniel Figueiredo, foi publicado na revista Scientometrics (vol. 112, agosto de 2017), e está disponível aqui.

O trabalho é inovador no sentido de caracterizar o padrão de uso de nomes diferentes por um mesmo pesquisador em suas publicações científicas, além de propor uma classificação para estes padrões, e ainda analisar o impacto dos mesmos na rede de colaboração científica. Esta caracterização permite um melhor entendimento do surgimento de sinônimos em redes sociais e também o projeto de algoritmos que removam estas ambiguidades. O trabalho é parte do tema do doutorado da aluna Janaína Gomide, que atualmente realiza um período sanduíche na Universidade de Purdue.

Parabéns aos autores pelo trabalho e pela exposição do PESC na mídia!