Autores

5562
2353,299,2556
5563
2353,299,2556
5564
Paul Maria Emile De Bra
(Orientador)
2353,299,2556

Informações:

Publicações do PESC

Título
Adaptive Hypermedia Courses: Qualitative and Quantitative Evaluation and Tool Support
Linha de pesquisa
Engenharia de Dados e Conhecimento
Tipo de publicação
Tese de Doutorado
Número de registro
Data da defesa
4/11/2013
Resumo

O foco deste trabalho é a avaliação de cursos adaptativos criados e entregues pelo AHA! (Adaptive Hypermedia Architecture) and GALE (Generic Adaptation Language and Engine desenvolvido dentro do projeto EU FP7 GRAPPLE). O objetivo destas avaliações é entender a influência da adaptação no aprendizado dos alunos de um curso adaptativo. Os métodos avaliativos são divididos em qualitativo e quantitativo. Os métodos quantitativos consistem na análise dos logs, testes e notas de avaliações dos alunos. As análises de questionários fazem parte dos métodos qualitativos. Também fizemos neste trabalho a avaliação da modularidade e extensibilidade do GALE como parte da preocupação em ter um sistema como esse com apenas um núcleo de adaptação que pode ser extendido para ser usado em diferentes tipos de sistemas adaptativos. Esta tese também apresenta ferramentas de análise de logs de navegação e de resultados de testes e questionários dos cursos adaptativos no GALE. O principal objetivo destas ferramentas é auxiliar os autores apresentando-os medidas estatísticas de seu próprio curso, permitindo a eles uma análise da estutura do curso do ponto de vista da navegação dos alunos. No final, discutimos os trabalhos futuros, em especial as sugestões de mudanças na configuração do GALE (para desenvolvedores que precisam extender o sistema) e na estrutura de cursos baseado nas observações dos comportamentos dos alunos e nas sugestões apresentadas por eles.

Abstract

The focus of this work is the evaluation of adaptive courses created and delivery by AHA! (the Adaptive Hypermedia Architecture) and GALE (the Generic Adaptation Language and Engine developed in the EU FP7 project GRAPPLE). The main goal of these evaluations is to understand the influence of adaptation on students’ learning in an adaptive hypertext course. The evaluation methods are divided into qualitative and quantitative ones. The quantitative methods consist of analysis of the students’ logs, the performed tests and assignment grades. The analysis of questionnaires is part of the qualitative method. In this work we also performed an evaluation of the modularity and extensibility of the GALE system as part of the concern in having such a system with a single core adaptation engine that can be extended in order to use it for different types of adaptation. This thesis also presents tools for the analysis of navigation logs and test and quiz results of adaptive courses in GALE. The main goal of these tools is to assist the courses’ authors to retrieve statistical measurements for their own courses, allowing them to analyze the structure of the course from the point of view of the students’ navigation. At the end we discuss future work, and in particular suggest changes to the setup of GALE (for developers that needs to extend the system) and to the structure of hypertext courses based on the observed student behavior as well as the student feedback.

Topo