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5700
Marden Braga Pasinato
2620,312
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Publicações do PESC

Título
Aprendizado Ativo aplicado à Elicitação de Preferências para fins de Incentivo
Linha de pesquisa
Engenharia de Dados e Conhecimento
Tipo de publicação
Dissertação de Mestrado
Número de registro
Data da defesa
19/11/2014
Resumo
Na literatura de Sistemas de Recomendação, estratégias de Aprendizado Ativo foram extensamente aplicadas à elicitação de preferências para amenizar os efeitos do Arranque Frio, tarefa conhecida como Elicitação de Preferências para fins de Arranque Frio. Contudo, se soubéssemos quais são os N itens, dentre os já adquiridos mas não avaliados, que, se avaliados, trarão o maior ganho para o sistema em termos de acurácia, valeria a pena oferecer um incentivo para que o usuário avalie tais itens. A esta tarefa damos o nome de Elicitação de Preferências para fins de Incentivo.
Este trabalho propõe uma nova estratégia de Aprendizado Ativo, que seleciona os itens com base na distribuição de probabilidade dos mesmos, gerando um conjunto de treinamento sem viés. A batizada Estratégia Livre de Viés foi comparada com outras 16 estratégias populares dentro da literatura no que diz respeito a Elicitação de Preferências para fins de Incentivo. A Estratégia Livre de Viés mostrou desempenho superior às demais em termos de acurácia global do sistema. Além disso, apresentamos uma análise do desempenho de cada estratégia, levando em consideração os possíveis motivos de seu sucesso ou fracasso.
Abstract
In the literature of Recommender Systems, Active Learning strategies have been extensively applied to rating elicitation in order to mitigate Cold Start effects, namely Rating Elicitation for Cold Start Purposes. However, if we knew the best N items among those already acquired but not evaluated which, if evaluated, would result in the greatest improvement of the overall accuracy, it would be worthwhile to give users an incentive for evaluating them. We call this task Rating Elicitation for Incentives Purposes. 
This work proposes a novel Active Learning strategy that selects items based on their probability distribution, creating an unbiased training set. The Unbiased Strategy was compared with other 16 popular strategies in the literature concerning Rating Elicitation for Incentives Purposes and it has outperformed all of them in terms of overall accuracy. Moreover, we present an analysis of each strategy performance, taking into account the possible reasons for their success or failure.
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