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Publicações do PESC

Título
Adoção de Jogos no Panejamento Estratégico
Linha de pesquisa
Engenharia de Dados e Conhecimento
Tipo de publicação
Tese de Doutorado
Número de registro
Data da defesa
4/9/2018
Resumo

A busca da eficácia administrativa buscando o desenvolvimento de uma gestão flexível e eficiente para atender a demanda de uma sociedade, bem como se adequar ao mundo moderno requer das organizações uma atitude proativa incentivando a aplicação do planejamento estratégico como ferramenta de administração.

Neste escopo, procura-se explorar como, cada vez mais as organizações recorrem a um planejamento estratégico para organizar-se, observando as reais melhorias no desempenho das organizações, o que pode ser atribuído ao aumento da capacitação no setor evidenciando o aprendizado do processo de planejamento e reposicionamento estratégico.

A gamificação surge como uma alternativa aos métodos tradicionais para elaboração do Plano Estratégico das organizações, utilizando métodos de jogos em contextos que não são relacionados a entretenimento, aplicando esses métodos no contexto corporativo. A gamificação desperta a experenciar novos modelos de aprendizagem e surge como uma alternativa para promover o aprendizado por meio de prática ludo pedagógicas e interativas com resultados comprovadamente eficazes.

Acreditamos que, desta forma, a utilização da gamificação no ambiente organizacional é de grande valia e pode vir a ser um elemento transformador na elaboração do Plano Estratégico Participativo, auxiliando e criando novas oportunidades antes desconhecidas.

Abstract

The search for administrative effectiveness seeking the development of a flexible and efficient management to meet the demand of a society as well as to adapt to the modern world requires of the organizations a proactive attitude encouraging the application of strategic planning as an administration tool.

In this scope, we try to explore how, more and more, organizations seek to strategic planning to organize themselves observing the real improvements in the performance of the organizations, which can be attributed to the increase of training in the sector evidencing the learning of the strategic planning and repositioning process.

Gamification appears as an alternative to traditional methods for elaborating the Strategic Plan of organizations, using methods of games in contexts that are not related to entertainment, applying these methods in the corporate context. Gamification appears as an alternative to promote learning through ludopedagogic and interactive practice with proven effective results.

We believe that, in this way, the use of gamification in the organizational environment is of great value and can be a transformative element in the elaboration of the Participatory Strategic Plan, helping and creating new opportunities previously unknown.

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