O Prof. Carlos Eduardo Pedreira (PESC) está organizando a reunião do Consórcio EuroFlow no Rio de janeiro, de 8 a 13 de abril. Será a primeira vez que o Consórcio Euroflow se reune fora da Europa. 

O Consórcio EuroFlow consiste em 20 grupos de investigação diagnóstica nas áreas de citometria de fluxo e diagnóstico molecular. 

A UFRJ é o único membro não europeu do consórcio, que iniciou seus esforços de investigação colaborativa em 2006. O PESC tem uma fundamental importância no consórcio na parte quantitativa, especificamente na construção de modelos para diagnóstico de linfomas e leucemias. 

Todos os demais 19 grupos são constituídos por pesquisadores com formação médica ou biológica. Dessa forma, o PESC pode se orgulhar de estar contribuindo de forma única no processamento de dados de citometria de fluxo.

O evento reunirá, de forma fechada, cerca de 60 membros do EuroFlow vindos de diversos países, do dia 8 ao dia 11 de abril. 

Nos dias 12 e 13 o evento será educativo e aberto ao público mediante inscrição. Todas as atividades técnicas serão no Hotel Pestana em Copacabana. 

A festa de confraternização, fechada aos membros do EuroFlow,  será no clube Piraquê com participação do Grupo Explosão de Elite da Bateria da Mangueira, liderado por nosso querido Guty (Secretário do PESC), com vinhos selecionados pelo Roberto Rodrigues, sommelier e nosso colega no PESC.

O principal objetivo do EuroFlow é o desenvolvimento e padronização de testes citométricos de fluxo rápidos, precisos e altamente sensíveis para diagnóstico e (sub)classificação prognóstica de malignidades hematológicas, bem como para avaliação da eficácia do tratamento durante o acompanhamento. Isto inclui a introdução de novos métodos de citometria de fluxo para substituir vários tipos de técnicas moleculares (particularmente a detecção baseada em PCR de genes de fusão e oncogenes).

 

Publicado em 04/04/2024.

Topo