Aspectos da Implementação de Interfaces Gráficas para Consultas a Banco de Dados
Autores
3186 |
Helena Trinkenreich
|
168,1219
|
3187 |
168,1219
|
Informações:
Publicações do PESC
O objetivo deste trabalho é a implementação do Módulo de Consultas a bancos de dados que compõe a ferramenta de desenvolvimento de software chamada QUICK-DB . Esta ferramenta utiliza o Modelo Entidade-Relacionamento como base, permitindo, por meio de interface gráfica, a definição de diagramas E-R.
O Módulo de Consultas foi implementado a partir da interface gráfica desenvolvida no QUICK-DB. Através do esquema E-R de uma base de dados desenhado na tela, o usuário pode, com o auxílio do mouse e através de menus, efetuar consultas ao BD, tornando mais amigável, fácil e intuitiva sua manipulação pelo usuário.
Foram adotados dois conceitos no desenvolvimento deste módulo. O primeiro deles é o folheamento que permite ao usuário obter informações do BD a partir do instanciamento das estruturas do banco. Seus dados são mostrados na tela através de janelas. O segundo conceito é o de navegação que pode ser aplicado de duas formas.
A primeira diz respeito ao acesso a uma dada entidade ou relacionamento. O usuário pode navegar por suas instâncias, através de uma ordem pré-definida, uma a uma. A outra forma de navegação é aquela que permite ao usuário estabelecer um caminho a ser percorrido no esquema E-R que faz com que ele possa consultar instâncias de entidades associadas a outras entidades por meio de algum relacionamento.
This work consists of the implementation of a database query system which is part of the software to01 QUICK-DB. This tool allows for definition and manipulation of Entity-Relationship diagrams, throught a graphical interface.
The software module for queries was impleinented using thee graphical interface of QUICM-DB. Starting froin a diagram in the monitor screen, the user can use the mouse in a simple and intuitive manner.
Two main concepts are used in tde software: browsing, that allows the instaitiation of the boxes and their inspection, and navigation, where the user can navigate throught the instances following the access orders defined for the database diagram.
Another form of navigation allows the user to reach other instances following given relationships.