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"Design de Jogos de Guerra Didáticos sobre o Confronto no Processo de Planejamento Militar"
Leandro Ouriques Mendes de Carvalho
Data: 13 de novembro de 2025, quinta-feira
Horário: 14h00 (horário de Brasília)
Sala: H-319 Gab. 11 (Sala de Reuniões do Programa)
Banca Examinadora:
Geraldo Bonorino Xexéo - PESC/COPPE/UFRJ (Presidente da Banca e Orientador)
Jano Moreira do Souza - PESC/COPPE/UFRJ
Maria Claudia Reis Cavalcanti - IME
Tadeu Moreira de Classe - PPGI/UniRio
Carlos Eduardo Barbosa - PESC/COPPE/UFRJ e Marinha do Brasil
Resumo:
O objetivo desta pesquisa é orientar o design de um jogo sério inspirado em conceitos e recursos dos jogos de guerra para conduzir o Confronto. O Ministério da Defesa pretende simular o planejamento do emprego conjunto das Forças Armadas. A simulação seria aplicada ao Confronto, que é um método para avaliar as linhas de ação elaboradas durante este processo, onde cada linha de ação é contraposta a possíveis linhas de ação inimigas. Os militares têm aplicado o método de forma analógica, posicionando e movimentando suas unidades sobre uma carta ou mapa, debatendo ações e registrando suas decisões. O Brasil não dispõe de um sistema digital para conduzir o Confronto, e países que o possuem não divulgam informações por questões de sigilo. As doutrinas que descrevem o método são ostensivas, porém não contêm informações suficientes para sistematizá-lo. Aprimorar o Confronto como um sistema digital possibilitaria registrar toda a dinâmica das interações, configurar diferentes cenários e utilizar recursos computacionais para apoiar a tomada de decisão. Consequentemente, as ações seriam melhor planejadas, os riscos avaliados de forma mais precisa e as chances de sucesso das operações aumentariam. Esta pesquisa propõe representar o Confronto como um jogo de guerra didático para analisar as decisões. Os jogos de guerra são definidos como modelos ou simulações de conflitos em um ambiente sintético, que envolvem forças oponentes, onde os jogadores tomam decisões e respondem pelas suas consequências. As contribuições da pesquisa incluem constructos, modelos de processos, ontologias e o protótipo do jogo digital para conduzir o Confronto.



