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Pesc publication

Title
Design de Jogos de Guerra Didáticos sobre o Confronto no Processo de Planejamento Militar
Research area
Data and Knowledge Engineering
Publication type
Doctoral Thesis
Identification Number
Date
11/13/2025
Resumo

O objetivo desta pesquisa é sistematizar o Confronto a partir da compreensão dos conceitos e recursos dos jogos de guerra, orientando o design de um jogo sério para apoiar sua condução. O Ministério da Defesa pretende simular o planejamento do emprego conjunto das Forças Armadas. A simulação seria aplicada ao Confronto, que é um método em que cada linha de ação elaborada durante este processo é analisada frente às possíveis linhas de ação inimigas. Os militares têm aplicado o método de forma analógica, posicionando e movimentando suas unidades sobre uma carta ou mapa, debatendo ações e registrando suas decisões. O Brasil não dispõe de um sistema digital para conduzir o Confronto, e países que o possuem não divulgam tais informações estratégicas. As doutrinas que descrevem o método são ostensivas, porém não contêm informações suficientes para sistematizá-lo. Aprimorar o Confronto como um sistema digital possibilitaria registrar toda a dinâmica das interações, configurar diferentes cenários e utilizar recursos computacionais para apoiar a tomada de decisão. Consequentemente, as ações seriam melhor planejadas, os riscos avaliados de forma mais precisa e as chances de sucesso das operações aumentariam. Esta pesquisa propõe representar o Confronto como um jogo de guerra didático para analisar as decisões. Os jogos de guerra são definidos como modelos ou simulações de conflitos envolvendo forças oponentes em um ambiente sintético, onde os jogadores tomam decisões e respondem por suas consequências. As contribuições da pesquisa incluem construtos, modelos de processos, ontologias e o protótipo do jogo digital para conduzir o Confronto.

Abstract

This research aims to guide the design of a serious game inspired by the concepts and resources of wargames to conduct the Course of Action (COA) Wargaming.The Brazilian Ministry of Defense intends to simulate the joint planning process for employing the Armed Forces, applying this simulation to COA Wargaming - an analysis in which each friendly COA developed during this process is contrasted with possible enemy COAs. The military has been applying this analysis in an analog manner, placing and moving their units over a chart or map, deliberating actions, and recording their decisions. Brazil lacks a digital system for conducting COA Wargaming, and countries that do possess such systems refrain from disclosing information due to confidentiality concerns. The doctrines that describe this analysis are public, but they lack sufficient information to systematize it. Improving the COA Wargaming as a digital system would enable recording the full dynamics of interactions, configuring different scenarios, and using computational resources to support decision-making. Consequently, military personnel would plan their actions more effectively, assess risks more accurately, and increase the chances of operational success. This research proposes representing the COA Wargaming as an educational wargame to analyze decisions. Wargames are defined as models or simulations of conflicts within a synthetic environment, involving opposing forces, where players make decisions and respond to their consequences.The research contributions include constructors, process models, ontologies, and a digital game prototype for conducting the COA Wargaming.

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