O aluno que ingressa no Mestrado do PESC tem o status de “Inscrito ao Mestrado” enquanto não realizar o seu Seminário de Mestrado, sendo que após ter o Seminário de Mestrado homologado passa ser “Candidato ao Mestrado”.

O Seminário de Mestrado normalmente ocorre após um ano, podendo chegar ao máximo de dois anos (sempre contando a partir da data de matrícula). Esse prazo é improrrogável e a perda de prazo leva ao cancelamento da matrícula.

O Seminário de Mestrado consiste em uma palestra sobre o tema de sua dissertação, apresentada de forma pública e avaliada pelo seu orientador.

Geralmente, os Seminários de Mestrado acontecem na forma presencial, mas os totalmente remotos ou híbridos estão autorizados, desde que justificados e que sigam esse roteiro (com passos específicos no caso).

Para ser realizado de forma totalmente remota ou híbrida é necessário que o orientador e o aluno estejam de acordo com esse formato. Neste caso o aluno precisa formalizar por escrito sua anuência com o seminário totalmente remoto ou híbrido (veja modelo clicando aqui para pdf ou clicando aqui para doc).

O orientador deve anunciar publicamente o seminário, enviando e-mail para a lista Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. (veja modelo clicando aqui para pdf ou clicando aqui para doc), seja presencial, remoto ou híbrido.

O seminário poderá ser gravado.

Após o seminário, o orientador precisa gerar a ata do mesmo (veja formulário clicando aqui). A ata deve ser assinada pelo orientador e pelo aluno.

A ata assinada, a anuência do aluno (quando for o caso) e o diploma de graduação devem ser enviados à Secretaria Acadêmica do PESC (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.) para abertura de processo no SEI de homologação do seminário de mestrado.

Eventual defesa da dissertação de mestrado só poderá ser marcada após a homologação do seminário de mestrado.

Atualizado em 17/10/2023.