A Profa. Kathia Marçal de Oliveira foi nomeada “Chevalier dans l´Ordre des  Palmes Academiques” pelo Ministério da Educação da França.

Kathia Marçal Oliveira fez mestrado (veja sua dissertação) e doutorado (veja sua tese) no PESC da COPPE/UFRJ. Após um período na Universidade Católica de Brasília mudou-se para a França, onde é atualmente Professora Titular na Université Polytechnique Hauts-de-France.

A condecoração foi em função dos serviços prestados para e educação nacional durante sua trajetória acadêmica na Universidade Polytechnique Hauts-de-France (UPHF), onde é professora desde 2009.

Kathia diz ser uma grande honra receber essa distinção do Ministério de Educação da França, destacando o fato de ser uma brasileira e com toda formação acadêmica no Brasil, em instituições públicas, incluindo, além do PESC, a graduação na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Seguindo a mesma linha de reconhecimento da Ordem Nacional do Mérito Científico, do Brasil, a Ordem das Palmas Acadêmicas, é a mais antiga condecoração francesa não militar sendo instituída, em 1808, por Napoleão Bonaparte. Desde 1866, essa distinção foi estendida a funcionários não docentes que prestaram serviços excepcionais à educação. As nomeações e promoções são feitas por decreto do primeiro-ministro da França, com base na recomendação do Ministro da Educação. A nomeação de Kathia foi por meio do decreto de 13 de julho de presente ano e a condecoração foi realizada no dia 12 de dezembro.

Durante seu período na França não deixou de colaborar com o Brasil, como keynote speaker de Conferências, participando de projetos de pesquisa colaborativas, atuando no fortalecimento da colaboração entre a UPHF e universidades brasileiras, incluindo um acordo de doutorado co-tutela com a COPPE/UFRJ, e recebendo professores do PESC como visitantes e estudantes brasileiros para o doutorado. Também foi co-orientadora de teses e dissertações no PESC em colaboração com seus ex-orientadores. Veja algumas de suas atividades no PESC clicando aqui.

Parabéns Chevalier Kathia Marçal de Oliveira!

Entrega da condecoração.

a condecoração