O Prof. Carlos Eduardo Pedreira, do PESC, foi promovido ao nível mais alto em Produtividade em Pesquisa do CNPq (nível A). 

As bolsas de Produtividade em Pesquisa são concedidas pelo CNPq aos pesquisadores que se destacam nesta atividade. Essas bolsas têm 5 níveis, de E a A, sendo muito poucos os que conseguem atingir o nível máximo. 

O PESC passa a ter em seu quadro atual seis pesquisadores nível A - dois são Professores Eméritos.

Essa promoção reconhece a trajetória do Professor Pedreira que passa por importante contribuição nas áreas de aplicações à medicina e de Inteligência Artificial. 

Inventor em patentes internacionais na área médica, o Prof. Pedreira tem seu trabalho sendo usado em mais de 50 países propiciando melhores diagnósticos de linfomas e Leucemias. 

Reconhecido no exterior, mantém há 22 anos uma importante colaboração com o Centro de Investigação do Câncer da Universidade de Salamanca e colocou a UFRJ no consórcio de universidades EuroFlow.

Pioneiro na pesquisa em Inteligência Artificial, o Prof. Pedreira foi Presidente Fundador da Sociedade Brasileira de Inteligência Computacional. 

Defensor da qualidade como valor fundamental na pesquisa científica, publicou em vários dos mais prestigiados jornais científicos no mundo, entre esses várias transactions do IEEE, incluindo a TPAMI, Journal of the American Statistical Association, Leukemia, Trends in Biotechnology, Artificial intelligence, Artificial Intelligence Review. 

Em 2023, iniciou um trabalho de divulgação de IA para o grande público através de um perfil no Instagram (@IA_e_bioestatística) que já conta com mais de 50 vídeos com cerca de 7500 seguidores.

Parabéns Prof. Pedreira por esta merecida promoção!

 

Publicado em 11/01/2024.

 

 

Topo