Projeto de Jogos Com Propósito do LUDES/PESC é contemplado no Edital Universal do CNPq

Coordenada pelo professor Geraldo Xexéo (PESC), a iniciativa desenvolverá metodologias e ferramentas com Inteligência Artificial para jogos educativos e de divulgação científica.

O projeto "Jogos Com Propósito: Educação e Divulgação Científica a partir de Jogos" foi aprovado na Chamada CNPq/MCTI Nº 44/2024 (Faixa A - Grupos Emergentes). A proposta, coordenada pelo professor Geraldo Bonorino Xexéo, garantiu uma verba de R$ 142 mil para o desenvolvimento de pesquisas nos próximos dois anos.

Inovação no Ensino e Treinamento

O projeto tem como objetivo central investigar e desenvolver metodologias, ferramentas e jogos que transformem processos de educação e treinamento. A iniciativa busca solucionar desafios atuais na aplicação de jogos na aprendizagem, como a integração entre design lúdico e objetivos pedagógicos e a necessidade de letramento dos educadores.

Para isso, a pesquisa será guiada por princípios de design participativo e metodologias ativas. Um dos grandes diferenciais da proposta é o desenvolvimento de ferramentas de apoio à criação de jogos que utilizam Inteligência Artificial, visando democratizar e agilizar o desenvolvimento de jogos educativos por professores e desenvolvedores.

Aplicações Práticas e Impacto Social

O projeto não se limita à teoria. Estão previstos o desenvolvimento e aprimoramento de jogos voltados para áreas vitais, incluindo:

  • Saúde: Jogos para ensino de procedimentos em Cardiologia, Pediatria e Enfermagem, além de um jogo específico sobre atendimento a AVC e popularização de conhecimentos de saúde .
  • Ciência e Arte: Desenvolvimento do jogo "Enigma das Artes" e a internacionalização do jogo "Screener", focado no desenvolvimento de fármacos.
  • Processos: Jogos voltados para treinamento organizacional e processos de negócio.


Colaboração Interinstitucional

Sediado na UFRJ, o projeto conta com uma equipe interdisciplinar e parcerias estratégicas que garantem sua execução e validação em contextos reais. As instituições colaboradoras incluem:

  • Universidade Presbiteriana Mackenzie (SP);
  • Fundação Octacílio Gualberto / UNIFESA (RJ);
  • Universidade Federal Fluminense (UFF);
  • NUCLIO - Núcleo Interativo de Astronomia e Inovação em Educação (Portugal).

Esta aprovação reforça o compromisso do PESC com a inovação tecnológica aplicada à educação e com a produção de conhecimento que gera impacto direto na sociedade, alinhando-se a propostas da UNESCO e aos Grandes Desafios da Computação no Brasil.

 

 

Publicado em 05/12/2025.

 

Topo