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Publicações do PESC

Título
LABORe IES: Um Framework para Avaliação da Empregabilidade de Cursos de Graduação Brasileiros
Linha de pesquisa
Engenharia de Dados e Conhecimento
Tipo de publicação
Dissertação de Mestrado
Número de registro
Data da defesa
13/11/2021
Resumo

O trabalho vem sofrendo mudanças profundas e aceleradas, trazendo novas mudanças e desafios na medida que praticamente todas as ocupações são impactadas pelas novas tecnologias. Neste cenário em que antigas ocupações deixam de existir e novas ocupações vêm sendo criadas, as Instituições de Ensino Superior (IESs) precisam estar preparadas para formar profissionais capazes de conseguir e manter empregos que necessitam de curso superior para serem exercidos. No Brasil, as instituições poderiam ampliar a empregabilidade de sua formação caso tivessem à disposição ferramentas que auxiliassem na avaliação da aderência de seus cursos de graduação ao mercado de trabalho. Esta dissertação tem como objetivo prover indicadores que auxiliem as IESs a avaliar a aderência de seus cursos frente às demandas do mercado de trabalho. Para atingir este objetivo, foi desenvolvido um framework de empregabilidade de cursos de graduação, implementado através de um artefato tecnológico chamado LABORe IES. O artefato foi avaliado por gestores de diferentes IESs, a fim de avaliar sua utilidade. Os resultados demonstraram que o LABORe IES é uma ferramenta com potencial de adoção por diferentes IESs, pois fornecem indicadores capazes de auxiliar os gestores nas tomadas de decisão sobre aprimoramentos necessários e ofertas de vagas dos cursos de graduação pelos quais são responsáveis.

Abstract

The work has been undergoing profound and accelerated changes, bringing new changes and challenges as practically all occupations are impacted by new technologies. In this scenario in which old occupations cease to exist and new occupations are being created, Higher Education Institutions (HEIs) need to be prepared to form professionals capable of getting and keeping jobs that require higher education to be engaged with. In Brazil, institutions could improve the employability of their courses if they had available tools to help assess the adherence of their undergraduate courses to the labor market. This dissertation aims to provide indicators that help HEIs to assess the adherence of their courses to the demands of the labor market. To achieve this goal, an employability framework for undergraduate courses was developed, implemented through a technological artifact called LABORe IES. The artifact was evaluated by managers from different HEIs to assess its usefulness. The results showed that LABORe IES is a tool with potential for adoption by different HEIs, as it provides indicators capable of helping managers in decision-making about necessary improvements and vacancies in the undergraduate courses for which they are responsible.

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